ANPD participa de fórum do RAID – Regulation of Artificilal Intelligence, Internet and Data
O objetivo do fórum é gerar engajamento positivo sobre desafios e oportunidades que a regulação em tecnologia apresenta ao redor do mundo
início deste mês (03/05), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, representada por seu Diretor-Presidente, Waldemar Gonçalves, participou do fórum internacional independente do RAID – Regulation of AI, Internet and Data (Regulação de Inteligência Artificial, Internet e Dados. A conferência digital foi realizada com o objetivo de promover diálogo entre representantes de Big Techs, organismos reguladores e start-ups.
O RAID busca ser uma plataforma de discussão para alinhamento internacional dos fundamentos da regulação em Inteligência Artificial. As discussões embasaram-se na publicação do Artificilal Intelligence Act da Comissão Europeia, no anúncio chinês de edição de seu próprio AI Act e nas propostas legislativas sobre o tema presentes nos EUA.
A ANPD participou do painel “Shaping the future with tech regulation” (Conectando Linhas Paralelas: moldando o futuro com regulação em tecnologia). No painel, o Diretor-Presidente apresentou a Autoridade Brasileira, contextualizou a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no País, abordou a importância da regulamentação sobre transferências internacionais de dados e sobre a necessidade de convergência de regulamentações e da cooperação entre os países do mundo.
“A ANPD está atenta ao que ocorre no mundo com o objetivo de regulamentar mecanismos de transferência de dados capazes de se comunicar e interagir de maneira harmoniosa com os demais sistemas de proteção de dados no mundo”, enfatizou o Diretor-Presidente da ANPD.
Veja a apresentação completa.